segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Colegas, amigos e afins...

Olá "amigos", como estão?rs Mais uma vez volto depois de um longo tempo sem escrever... Enfim, cá estou novamente!
Tenho reparado que muita gente (e a esse grupo me incluo sem o menor receio) anda gastando boa parte de seu tempo nas tão legais redes sociais da internet: é Facebook, Twitter, Orkut (in memoriam)... Uma infinidade destas que se multiplicam vertiginosamente talvez por seus donos pensarem que em breve serão novos "Marks Zuckerbergs" ou "Orkuts Buyukkoktens" da noite pro dia. Observando isso, me pergunto sem obter uma resposta plausível: para que tudo isso? OK! Com elas podemos manter contato com as pessoas, ter oportunidades profissionais, ver como está a vida dos(as) ex-namorados(as), saber do cotidiano dos outros, enfim, algumas coisas úteis e, na maioria das vezes, várias muito inúteis.
Mas esse não é o ponto no qual eu quero chegar neste texto. Adoro o termo usado para nomear as pessoas com as quais temos ligação nestas redes: amigos! Poxa vida, que decadência! Será que essa é a verdadeira significação para a palavra amigo? Se isso ficasse na internet ainda vai, mas aplicar isso no dia-a-dia pra mim é de amargar! (sei que vão me criticar por isso e sei também que muitos tentarão me convencer que meu ponto de vista está errado, mas não estou ligando pra isso)
Fulano trabalha comigo: ele é meu amigo! Estuda comigo: é meu amigo! Pega o trem comigo: é meu amigo! Saiu de dentro do caminhão da Casas Bahia, deixou uma geladeira na minha casa e saiu: que é? É claro que é meu amigo!
Desculpem-me mas não consigo ver as coisas desta forma! Até quando daremos o "título" de amigo a quem, quando tiver oportunidade e a situação for confortável para ele, nos deixará a ver navios? Para mim a amizade beira algo incondicional; um casamento sem morar na mesma casa; um vínculo familiar sem laços sanguíneos. Qual o problema de chamar estes "amigos" de colegas ou conhecidos? Ficarão magoados? Minha curta vida me ensinou que, se você trabalha com um desses "amigos", em uma noite de muita chuva, a não ser que você peça, muito provavelmente ele não te dará uma carona. Se precisar que te atualize do seu estudo, a não ser que você peça, ele não te falará nada. Se você ficar doente, provavelmente ele, no máximo, lhe desejará melhoras pelo Facebook, afinal vocês são "amigos" lá!
Sim, sou um cara que leva tudo a ferro e fogo, mas prefiro chamar de amigo apenas quem posso confiar mesmo. O meu número de amigos beira o nulo? Claro que sim! Conheço e mantenho contato com muita gente, mas esse papinho de "fulano é meu amigo" para mim não desce...

4 comentários:

  1. Oi Diego! Concordo plenamente com o seu post. Tem muita gente que até tem orgulho de dizer que tem "500 amigos" nas redes sociais. O mais absurdo que vi é programar mensagens de aniversário para "amigos". Poxa, se você não tem a consideração de lembrar a data de nascimento do seu amigo... então nem manda mensagem! É por isso que nos meus perfis em redes sociais eu classifico meus contatos por "conhecidos", "trabalho" e "Amigos" (este grupo sim eu tenho uma relação que possa ser considerada de amizade verdadeira!).

    ResponderExcluir
  2. Pra começar, as redes sociais ainda não encontraram um mecanismo pra de fato organizar as pessoas de acordo com o nível d relacionamento q temos com elas (sim, lembro q no Orkut tinha uma barra q deixava a gt selecionar isso, porém , era só organização da própria pessoa). Nós, artistas, por exemplo, o tempo todo recebemos pedidos de amizade de gente q nem conhecemos apenas porque essa pessoa nos viu em algum concerto, espetáculo etc. Um facebook da vida poderia, por ex, fazer com que essas pessoas fossem "seguidores" (à la Twitter), em vez d chamar td mundo d amigo. Então, na verdade, é importante termos um número grande d "amigos" (esquema FB), pois precisamos d uma ampla rede d contatos até pra nossa empregabilidade, porém uma boa rede social deve ser capaz d classificar nossos contatos! (fica a dica!) Mas isso é apenas uma análise da ferramenta em si.
    Qualquer análise fajuta das relações sociais que brasileiros estabelecem dão conta de perceber como tudo aqui acontece de forma velada: os preconceitos, as fofocas e as tais das amizades. Sim, eu nos descreveria como superficiais. Sim, porque consideramos quase todos nossos contatos como amigos. Mas no fundo disso, há uma certa carência no brasileiro, uma necessidade de ser aceito pelo outro (acredito que seja herança colonial), por isso, não podemos magoar o outro ao deixar claro que ele não é nosso amigo, não é mesmo?

    Di, eu concordo com tudo o que você disse (eu sei que nem sempre é o que parece). E por isso agradeço muito por estar na sua lista de amigos (afinal, é pra muito poucos!)!
    E sinceramente espero que cada um de nós esteja cada dia mais disponível para o outro (como de costume, sou uma eterna idealista!)

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Amigo Diego, Colega Diego ou seja lá o que você seja pra mim!!!!! rsrsrsrsrs

    Cara, muito legal seu texto, você escreve bem heim... tá escondendo o joge né? kkkkkk muito bom mesmo, parabéns!!!! Gostei das palavras e concordo com tudo que você escreveu lá. Mas o mais legal é que você escreve bem, poderia até não ter concordado com você mas isso não importa pois opinião cada um tem a sua mesmo. O mais legal é que você mandou muito bem, além é claro do tema super lucido!

    Parabéns Diego pelo texto e pela coragem de emitir sua opinião.

    ResponderExcluir
  4. É até triste ver a palavra "amigo" ser tão banalizada, mas isto acontece com o amor também, a garota(o) conhece o sujeito em uma noite no outro dia a tarde ja diz que ama! Concordo com você, e hoje em dia é muito importante ser seletivo mesmo, pois um amigo é algo raro, é uma questão extremente pessoal, onde você se entrega,conta segredos, ouve segredos e os guarda, você se apoia na horas dificeis e por ai em diante.
    Mas também acredito que muitas vezes somos logo induzidos a colocar na lista "amigos", eu mesma faço isso porque não tenho tempo de ficar separando pastas, criando grupos e etc... Então grande parte dos meus contatos (fora familia) ja estão neste grupo que foi criado pelo facebook, apenas clico em aceitar e ja vai para o meu grupo de "Amigos", mas isto para mim não muda nada, afinal meus amigos eu sei quais são e sou extremamente seletiva, apenas poupo meu tempo só clicando em "Aceitar"! Como disse logo acima, a "coisa esta feia" pessoas dizendo que amam sem sequer saber o nome da outra, dizendo que é amiga sendo que só viu uma vez na "balada"! É tanta mentira e falsidade, que da NOJO!

    Abraços, até logo.

    ResponderExcluir