segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Oba, é Carnaval!!! E aí, você curte?

Olá amigos!!!
Poxa, delicado esse assunto... Bem, a pergunta do título então, parece idiota, né? Caramba, quem é o besta que não curte Carnaval? Até eu que sou mais tonto gosto deste ócio de compromissos, datas e prazos... Aliás, o Ano Novo, como todos sabem, na verdade, só vai começar esta semana, ou melhor, na semana que vem...
Esta semana podemos viajar, comer à vontade, beber, ir para Salvador, Recife, Maceió... É época de brincar com o chefe, soltar o que há de mais íntimo em nós, se vestir de mulher, pular atrás do trio elétrico e sair beijando todo mundo. Entretanto, o Brasil tem tanto motivo assim pra sair por aí fazendo tudo isso que citei nas linhas acima?
Pois é, eu acho que não, viu? Eu acho que ainda falta muito pra gente poder se dar ao luxo de tirar uma semana inteira de farra, parando a economia do país e sair brincando e pulando na rua como se estivéssemos no mais bem resolvido e estável dos países europeus.
Às vezes (para não dizer sempre), enxergo o Carnaval hoje como uma válvula de escape psicológica brasileira: "Bom, tenho um chefe que me engole todos os dias no meu serviço! Quer saber? Semana que vem é Carnaval, vou ficar uma semana longe deste chato". "Estou há três meses tentando marcar uma consulta na Unidade Básica de Saúde aqui de minha cidade! Quer saber? Nesta semana do Carnaval vou para a casa da minha irmã em Salvador, vou me divertir bastante e depois eu vejo isso!". "Estamos com N pepinos pra resolver... Semana que vem veremos isso. Vou pular o Carnaval! Você tá vindo, né?". Chega ser cômico...
Nós não nos atentamos ao fato de que realmente não temos o que comemorar. Grande cidades não comportaram o grande crescimento demográfico, desembocando em vários problemas que nos são tão comuns: a saúde aqui é uma tragédia, transporte não funciona, a "insegurança" pública nos faz reféns; educação então é uma piada: basta você sair na rua e escolher um infeliz qualquer e lhe pedir pra escrever uma redação (ou um parágrafo, que seja, provavelmente ele não vai conseguir) ou ler e interpretar um texto. Você identificará na hora o que eu estou falando. Isto sem falar nos casos de corrupção que já são tão conhecidos da gente, no IR que nos leva boa parte do que suamos para conseguir no ano e ouvir das autoridades que todos esses problemas aqui narrados e tantos outros serão sanados até 2014.
Enfim, amigo! Se você não se encaixa em nada do que eu escrevi aqui, se esta não for sua realidade, vá para as ruas, brinque, pule, beije, beba, faça o que quiser!!! Você é merecedor desta farra!!! Agora, se você está na situação do parágrafo anterior, pare, pense e reflita se você está indo comemorar mesmo alguma coisa ou está apenas se iludindo por alguns momentos, achando que sua vida está às mil maravilhas.

4 comentários:

  1. Concordo plenamente, a única diferença é que eu detesto carnaval.

    ResponderExcluir
  2. Fala Diegoooo! que boa essa idéia de escrever fatos do seu dia e debater depois eu acho que deve ser assim mesmo sempre inovando e esse blog é uma forma muito boa para se fazer isso (é mto óbvio)concordo plenamente com tudo que você disse
    beijos e abraços de uma aluna que te adora (nem vem que eu ñ tô puxando saco rsrsrs)
    Tchau

    ResponderExcluir
  3. Pois é... estava eu voltando de um Carnaval em Paripueira (sim, fui ver os blocos) e voltamos justamente analisando isso!
    Esse assunto pode ser focado de milhares de diferentes pontos de vista, como a procrastinação, a necessidade de ser aceito por um grupo, a necessidade de chamar a atenção, a necessidade de esquecer os problemas, a volta a um estágio mais primitivo...
    E acredito que a conclusão está longe de chegar!

    ResponderExcluir
  4. detalhe: "se vestir de mulher" veio logo após a "soltar o que há de mais intimo em nós"...
    abre o olho tati!!!!

    ResponderExcluir